Pular para o conteúdo principal

AS COISAS QUE SE COMPLETAM

O facho de luz em tuas mãos, só terá utilidade se o usares para espantar as trevas.

O que souberes, só será sabedoria quando o levares aos que não sabem.

O que tiveres só terá valor real, não quando o guardares para ti, mas quando, de qualquer modo, outros participarem do que tenhas.

O perdão que pedires, valerá para que sejas humilde, o perdão que concederes, levantará aquele que se humilhou para pedir-te.

Quando teus ouvidos não se abrirem, para o que te seja dito, não merecerás as palavras que tua boca souber dizer.

Se existes, te diminuis, se coexistes, te multiplicas, por quantos aqueles que de teu viver participarem.

Se não matasse a sede, a água do rio, clara e cristalina, não valeria mais que a água paludosa do pântano.

O crocitar do corvo quando nos previne do perigo, é melodia a que devemos mais atenção, do que aos gorjeios do pássaro que nos envolve em poesia e ternura.

Se acordas no meio da noite, poderás aproveitar o intervalo para pensar e refletir. Se dormes no meio do dia, não recuperarás o tempo que terás perdido.

Enxuga a lágrima de teu irmão, com o sorriso de tua presença amiga.

Quem vive para os outros, não precisa ressuscitar, pois já vive para sempre.

Mantém-te simples: Verás que isso te exige prodígios. Só chegarás ao céu, quando o levares a quem o espera no purgatório.

Transmite coisas eternas, as que passam vão-se com o esquecimento. Não é o valor que te atribuis, porém o que distribuis, que dá a dimensão do que realmente vales.

Tu plantarás sementes da eternidade, no campo sem fim da alma, vê, pois, a importância de tua semeadura, à qual nenhuma outra poderá superar...

Se não ensinares o infinito, o que transmitires se perderá,  tão logo cesse o som de tuas palavras, ou passe a memória do que disseste...

(Rhámar l'Húmistan)
Tradução de José Wanderley Dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceitação tácita e o silêncio na formação dos contratos

Resumo Este breve ensaio se propõe a discorrer sobre os institutos da aceitação tácita e do silêncio contratual apresentando as definições elaboradas pela doutrina e  sua aplicação pela jurisprudência. Questiona-se a validade do silêncio contratual e seus desdobramentos no direito privado. Abstract This brief essay proposes to discuss the institutes of silence and tacit acceptance contractual presenting the definitions developed by the doctrine and its application in the case law. We question the validity of contractual silence and its consequences in private law. Palavras-chave : aceitação tácita, silêncio contratual, direito contratual, declaração de vontade, negócio jurídico. Introdução Consumo. A sociedade moderna pode ser definida através desta única palavra. Estamos sempre consumindo bens e serviços, quer saibamos ou não quer gostemos ou não. Estas relações sociais são caracterizadas tecnicamente como contratos. Todos os adventos sociais são realizados através de

DIREITO DO CONSUMIDOR. ENVIO DE CARTÃO DE CRÉDITO À RESIDÊNCIA DO CONSUMIDOR. NECESSIDADE DE PRÉVIA E EXPRESSA SOLICITAÇÃO.

É vedado o envio de cartão de crédito, ainda que bloqueado, à residência do consumidor sem prévia e expressa solicitação.   Essa prática comercial é considerada abusiva nos moldes do art. 39, III, do CDC, contrariando a boa-fé objetiva. O referido dispositivo legal tutela os interesses dos consumidores até mesmo no período pré-contratual, não sendo válido o argumento de que o simples envio do cartão de crédito à residência do consumidor não configuraria ilícito por não implicar contratação, mas mera proposta de serviço.   REsp 1.199.117-SP , Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, julgado em 18/12/2012.

DIREITO CIVIL. PLANO DE SAÚDE. CLÁUSULA LIMITATIVA. CIRURGIA BARIÁTRICA. OBESIDADE MÓRBIDA.

É abusiva a negativa do plano de saúde em cobrir as despesas de intervenção cirúrgica de gastroplastia necessária à garantia da sobrevivência do segurado. A gastroplastia, indicada para o tratamento da obesidade mórbida, bem como de outras doenças dela derivadas, constitui cirurgia essencial à preservação da vida e da saúde do paciente segurado, não se confundindo com simples tratamento para emagrecimento. Os contratos de seguro-saúde são contratos de consumo submetidos a cláusulas contratuais gerais, ocorrendo a sua aceitação por simples adesão pelo segurado. Nesses contratos, as cláusulas seguem as regras de interpretação dos negócios jurídicos estandardizados, ou seja, existindo cláusulas ambíguas ou contraditórias, deve ser aplicada a interpretação mais favorável ao aderente, conforme o art. 47 do CDC. Assim, a cláusula contratual de exclusão da cobertura securitária para casos de tratamento estético de emagrecimento prevista no contrato de seguro-saúde não abrange a ciru