Pular para o conteúdo principal

A efetividade dos Direitos Fundamentais Sociais no Estado Democrático Brasileiro

As transformações e as relações sociais, prementemente as relações privadas, adquiriram uma dinâmica e rapidez que clamam por efeitos rápidos e diretos no que tange aos direitos fundamentais sociais.

Nossa Constituição de 1988 é uma das que mais primam pela preservação e garantia de direitos fundamentais. Ainda não se tem totalmente claro na doutrina pátria, e até mesmo na alienígena, uma definição de direitos fundamentais, sua importância é patente juntamente com a dignidade da pessoa humana.

A história mostra que houve um alargamento do alcance dos direitos fundamentais desde suas primeiras manifestações no século XVIII deixando de ser objeto de mera especulação do liberalismo econômico de cunho meramente individual passando a denotar características mais sociais e coletivas e se preocupando com a preservação da dignidade da pessoa humana, este último, por sua vez, culminando com a declaração universal dos direitos humanos da ONU de 1948.

Feito este rápido introito passamos a discorrer sobre a efetividade dos direitos fundamentais sociais no seio do Estado Democrático Brasileiro. Para tanto iremos nos balizar na opinião do filósofo Domenico de Masi e do professor Ingo Sarlet. Domenico de Masi, em célebre entrevista no programa “Roda Viva” da TV Cultura, apontou o regime democrático brasileiro como uma das possíveis alternativas de política social mundial, em resposta ao que ele chamou de “soluções falidas” para a crise mundial.

Na visão do eminente filósofo italiano, o Brasil surge como uma alternativa viável em resposta ao sistema americano e ao europeu. Também destacou que a China conseguiu, em 10 anos, retirar da linha da pobreza cerca de 100 milhões de pessoas, mas o seu sistema não é viável por ser totalitário.

A Índia também figura como um destaque mundial, em que apresenta soluções de inclusão social, mas sua democracia é falida e corrupta. Resta neste cenário, o Brasil.

No pensamento do filósofo italiano o Brasil apresenta uma democracia estável e com crescimento (pequeno, mas mesmo assim um crescimento) econômico através de suas políticas sociais.

Observando este quando pintado por tão sério pensador nos obriga a refletir sobre o real caráter da efetividade dos direitos fundamentais sociais em nosso Estado Democrático.

Em obra magistral e de denso conteúdo o professor Ingo Sarlet demonstra s dificuldades de se por em prática, ou seja, efetivar vários dos direitos fundamentais sociais elencados em nossa Constituição de 1988. Se compararmos o otimismo de Domenico de Masi e as dificuldades técnico/econômicas apresentados pelo professor Sarlet em sua obra sobre a eficácia dos direitos fundamentais na Constituição de 1988, não podemos deixar de notar certo distanciamento. Mas este distanciamento é apenas aparente, em nossa visão.

Primeiro que Domenico de Masi faz uma análise centrada no Brasil com visão global e Sarlet se pauta no tecnicismo constitucional acerca da efetividade dos direitos fundamentais. Este distanciamento se encurta, ou até mesmo tende a desaparecer, se verificarmos que do ponto de vista econômico e social tem-se verificado certa ascensão ao mesmo tempo em que parte significativa da população tem tido acesso à justiça.

O que significa, em nossa visão, um caminho em direção à efetivação dos direitos fundamentais sociais. Não olvidamos da opinião do egrégio professor Sérgio Resende de Barros em brilhante apresentação no seminário sobre direitos fundamentais realizado no ano de 2012 na UNIMEP, em que colocou a questão dos direitos fundamentais não como algo absoluto e estático, mas dinâmico e em constante evolução.

Entendemos que esta evolução vai de encontro às observações feitas por Domenico de Masi e é totalmente elucidadas pelas observações do professor Sarlet em obra que já é uma referência obrigatória entre nós. Toda esta questão dos direitos fundamentais sociais também tangencia (quando não se fundem) ao pluralismo social e democrático que podemos observar hodiernamente em nossa pátria.

À guisa de conclusão, observamos sim um crescimento social e econômico que pode estar relacionado à efetivação de direitos fundamentais sociais, mas este crescimento pode não estar com velocidade necessária para que as transformações e efetivações sejam observáveis, e talvez, justamente por isso, na esteira do argumento de Domenico de Masi o Estado Democrático Brasileiro seja um modelo de realização e efetivação de direitos fundamentais sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceitação tácita e o silêncio na formação dos contratos

Resumo Este breve ensaio se propõe a discorrer sobre os institutos da aceitação tácita e do silêncio contratual apresentando as definições elaboradas pela doutrina e  sua aplicação pela jurisprudência. Questiona-se a validade do silêncio contratual e seus desdobramentos no direito privado. Abstract This brief essay proposes to discuss the institutes of silence and tacit acceptance contractual presenting the definitions developed by the doctrine and its application in the case law. We question the validity of contractual silence and its consequences in private law. Palavras-chave : aceitação tácita, silêncio contratual, direito contratual, declaração de vontade, negócio jurídico. Introdução Consumo. A sociedade moderna pode ser definida através desta única palavra. Estamos sempre consumindo bens e serviços, quer saibamos ou não quer gostemos ou não. Estas relações sociais são caracterizadas tecnicamente como contratos. Todos os adventos sociais são realizados através de

DIREITO DO CONSUMIDOR. ENVIO DE CARTÃO DE CRÉDITO À RESIDÊNCIA DO CONSUMIDOR. NECESSIDADE DE PRÉVIA E EXPRESSA SOLICITAÇÃO.

É vedado o envio de cartão de crédito, ainda que bloqueado, à residência do consumidor sem prévia e expressa solicitação.   Essa prática comercial é considerada abusiva nos moldes do art. 39, III, do CDC, contrariando a boa-fé objetiva. O referido dispositivo legal tutela os interesses dos consumidores até mesmo no período pré-contratual, não sendo válido o argumento de que o simples envio do cartão de crédito à residência do consumidor não configuraria ilícito por não implicar contratação, mas mera proposta de serviço.   REsp 1.199.117-SP , Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, julgado em 18/12/2012.

DIREITO CIVIL. PLANO DE SAÚDE. CLÁUSULA LIMITATIVA. CIRURGIA BARIÁTRICA. OBESIDADE MÓRBIDA.

É abusiva a negativa do plano de saúde em cobrir as despesas de intervenção cirúrgica de gastroplastia necessária à garantia da sobrevivência do segurado. A gastroplastia, indicada para o tratamento da obesidade mórbida, bem como de outras doenças dela derivadas, constitui cirurgia essencial à preservação da vida e da saúde do paciente segurado, não se confundindo com simples tratamento para emagrecimento. Os contratos de seguro-saúde são contratos de consumo submetidos a cláusulas contratuais gerais, ocorrendo a sua aceitação por simples adesão pelo segurado. Nesses contratos, as cláusulas seguem as regras de interpretação dos negócios jurídicos estandardizados, ou seja, existindo cláusulas ambíguas ou contraditórias, deve ser aplicada a interpretação mais favorável ao aderente, conforme o art. 47 do CDC. Assim, a cláusula contratual de exclusão da cobertura securitária para casos de tratamento estético de emagrecimento prevista no contrato de seguro-saúde não abrange a ciru